Professores, é altura de aprenderem
A comunicar melhor
com os alunos, os vossos pares e as vossas direções.

Descobre já que Inspirador és

sou professor

e quero inspirar os meus alunos

Somos todos diferentes, mas todos queremos ser inesquecíveis. Personalidades distintas refletem-se em perfis de comunicador diversos. Conhecer as forças e fraquezas de cada um, bem como as suas características e comportamentos, permite adequar a comunicação para a tornar mais eficaz. E, melhor ainda, para tocar, envolver e motivar quem nos ouve.

Para quê?
  • Melhorar a relação com os alunos na sala de aula, com os outros professores, com os pais e com a direção da escola
  • Motivar para a aprendizagem
  • Minimizar a indisciplina e abandono escolar através da melhor compreensão do outro
  • Aumentar o sucesso educativo dos alunos
  • Fornecer ferramentas de comunicação práticas e úteis aos alunos
  • Promover a cidadania e a tolerância aos diferentes perfis
  • Conquistar novas oportunidades profissionais

Descobre já que Inspirador és

A Águia

Olhas nos olhos, tens um aperto de mão forte e um tom de voz confiante. Algumas das tuas palavras preferidas são “desafio” e “resultados”. Se fores uma águia deves estar agora a perguntar “o que é que eu ganho em saber isto?”

Saber mais

O Papagaio

De uma forma descontraída, comunicas com um ritmo rápido e um tom entusiasta. Se tiveres de escolher duas palavras provavelmente serão “imaginar” e “fantástico”. Enquanto papagaio, deves estar a perguntar-te “o que é que eu vou descobrir aqui”?

Saber mais

A Pomba

Tens um olhar amigável, falas baixo num tom suave e um ritmo pausado. Gostas das palavras “harmonia” e “passo a passo”. Se é o teu caso, provavelmente estarás agora a refletir se “assim vou conseguir ajudar melhor os outros?”

Saber mais

O Mocho

Usas poucos gestos, um volume de voz baixo e um ritmo pausado. As palavras que mais utilizas podem ser “detalhe” e “análise”. Valorizas um bom enquadramento e contexto. Se fores um mocho, vais querer fazer a pergunta correta, que normalmente inclui a palavra "Porquê".

Saber mais